Projeto 'Vale do Café: conexões e desenvolvimento'

Projeto 'Vale do Café: conexões e desenvolvimento' vai transferir fiação aérea para rede subterrânea no Centro Histórico de Vassouras

Vassouras é uma joia do Vale do Café que brilha pelo conjunto paisagístico e urbanístico tombado e pelo patrimônio cultural imaterial, mas também pela capacidade de criar o seu futuro. O município tem se tornado referência no processo de revitalização de espaços preservados por meio do desenvolvimento da educação patrimonial, da cultura e do turismo.

Agora, uma importante iniciativa soma-se a esse esforço coletivo de toda a região. É o projeto 'Vale do Café: conexões e desenvolvimento', lançado em 29 de abril de 2022, uma realização do Instituto Cultural Cidade Viva com o patrocínio da Light, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e em parceria com a Prefeitura de Vassouras. 

Muito além do aterramento de fiação

O projeto fará a conversão das redes aéreas de energia elétrica e telecomunicações em rede subterrânea na área da Praça Barão de Campo Belo, a fim de modernizar a estrutura atual, salvaguardando os diversos bens históricos e arquitetônicos do entorno, qualificando a paisagem urbana. Mas não apenas isso.

O 'Vale do Café: conexões e desenvolvimento' prevê a realização de três seminários para discutir as particularidades, desafios, e potencialidades culturais da região e ainda a elaboração de um estudo de sustentabilidade. O objetivo é conhecer e mapear o atual momento do Vale e de seus novos equipamentos culturais, dispondo de subsídios para as mais diversas ações do projeto, assim como a criação de estratégias de maior impacto positivo no território.

Na primeira fase, que começa agora, estão previstos a elaboração de projetos executivos e serviços preliminares; obras civis iniciais e de infraestrutura; monitoramento arqueológico com resgate de artefatos; seminários; estudo de sustentabilidade e ações de relacionamento com a comunidade. A etapa que dará continuidade às obras civis e de infraestrutura será iniciada no segundo semestre de 2022.